terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Parque das Dunas do Abaeté


Milhões de pessoas residem em Salvador; centenas de milhar de pessoas residem em Itapuã e adjacências (Piatã, Mussurunga, São Cristovão, Stella Maris, Praia do Flamengo, etc), mas desconhecem completamente a riqueza ambiental de que dispomos e que está à nossa disposição para conhecê-la e diuturnamente (esta riqueza) está trabalhando pela limpeza do nosso ar e, acima de tudo, pela preservação de uma fauna e de uma flora que já estariam extintas, não fosse sua existência e sua manutenção que é exercida com muita dedicação e sapiência pelo órgão que a administra, que é a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP. Pois bem, no último sábado (dia 27/10), fomos, este que vos escreve acompanhado de Mário, seu filho, Mônica, sua nora e Ana Luíza, sua neta, conhecer o paraíso ecológico que é o Parque Ecológico da Restinga (do Abaeté), em plena zona urbana (assim podemos considerar tendo em vista a ocupação populacional ao entorno da área de preservação ambiental em foco). Fiz questão de que fizéssemos esta visita com o sentido de auxiliar na educação de Ana Luiza e acredito que minha intenção foi muito bem sucedida, considerando o comportamento de Luíza durante a trilha e, até, ao encerramento da atividade, (já na Administração do Parque). Isto porque ela teve uma participação efetiva, com suas observações e seus questionamentos. Tendo sido nomeada voluntária pelo Presidente do projeto, levando consigo CD e folders para divulgar em sua escola. Saí dali, portanto, inteiramente satisfeito. E gostaria que outras pessoas conhecessem, divulgassem e estimulassem a visitação àquele Parque, especialmente, de crianças para que a conscientização ecológica cresça com o crescimento da geração que começa a se formar.

 O QUE É A UNIDUNAS?

A UNIDUNAS é uma OSCIP – (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), criada com o intuito de preservar o meio ambiente nas áreas remanescentes de dunas e restingas da APA do Abaeté, e vem protegendo a área durante vários anos da prática de especulação imobiliária, off-road, retiradas da flora e da fauna.
Há anos incentiva a visitação de instituições de ensino, associações, ONG's, entre outros, demonstrando o potencial da área.
.

A IMPORTÂNCIA E AS FUNÇÕES DESTE PROJETO AMBIENTAL:

Considerado o maior projeto ambiental do município de Salvador, são inúmeras as razões para preservar o Parque Ecológico da Restinga.
A sua importância ambiental deve-se a causas históricas, ambientais climáticas e sociais, portanto é necessário:
Preservar o ecossistema natural das dunas, de forma a assegurar as condições ecológicas e o bem-estar e segurança da população;
Preservar um importante remanescente da restinga do município do Salvador;
Preservar a Biodiversidade (a flora e fauna nativa, de forma a impedir a sua destruição, bem como preservar as espécies ainda existentes, ex: quatro espécies endêmicas da flora);
Proporcionar ao público em geral, atividades interpretativas através das trilhas guiadas e do Centro de Visitantes;
Desenvolver atividades recreativas, tais como piquenique, descanso, parque infantil e trilha;
Promover pesquisas científicas sobre os recursos naturais do Parque;
Proteger os aqüíferos existentes pela manutenção da cobertura vegetal;

Benefícios de Preservar:
Gera um micro clima agradável;
Contribui para a recarga do aqüífero subterrâneo ;
Manter a vegetação fixa as dunas;
Preservar o habitat de diversas espécies vegetais e animais;
Contribui para a melhoria do ar;
Age como barreira hidráulica ao avanço subterrâneo da cunha salina;
É o pulmão verde da cidade e purifica o ar;
Será uma das melhores opções de lazer natural da cidade;
Contribui para a qualidade de vida da população;
É uma paisagem impar e belíssima;
É Patrimônio Baiano!

Transcritas estas informações, faz-se necessário que transmita um pouco do conhecimento obtido com a brilhante aula proferida pelo Professor Licurgo, guia e “abre-trilha” da nossa “expedição”, meu conhecido de visita anterior (há anos atrás). Da sua competente narrativa, passa-se saber sobre a origem do sistema formado pelas dunas, restingas e lagoas, coisa que remonta aos tempos de milhões de anos atrás, e que é irmão do sistema da Chapada Diamantina; passa-se saber que este ecossistema trabalha como um filtro para a ventilação do ar quente, que vem do mar carregado de salinidade, e segue em direção à Paralela resfriado e, puro de sal, portanto, se espalha, assim, por toda a cidade e que, por isto, Salvador “não tem poluição ambiental” e que, ainda, por causa deste bendito ecossistema nós respiramos ar bem diferente de outras grandes metrópoles, além de preservar a rica biodiversidade ali existente. Há espécies endêmicas (só ali existentes) da flora e espécies animais que já teriam sido extintas se não houvesse sido criada, oportunamente, a OSCIP, que com competência e dedicação trabalha pela sua preservação.

Tenham a certeza de que visitar o Parque será uma experiência importante para o adulto e especialmente para a criança, o(a) jovem, o futuro cidadão, ou futura cidadã.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário